domingo, 18 de janeiro de 2009

Aveiro-2008


Há um ano, a Greenpeace estava a dar os primeiros passos na preparação da campanha pelo peixe sustentável em Portugal. Desde o seu lançamento, muito aconteceu e a campanha cresceu, ganhou as ruas, os meios de comunicação social, alcançou milhares de internautas e de consumidores, viu nascer o primeiro grupo de voluntários da Greenpeace em Portugal. E com isto chamou a atenção dos supermercados para o papel fundamental que têm a desempenhar caso queiram garantir que tenhamos peixe no futuro.

Após o lançamento do site oficial da campanha, em Junho lançamos a Lista Vermelha de Peixe, com as 15 espécies mais ameaçadas pela pesca predatória e que são também as mais consumidas nos supermercados pelos portugueses. Em Agosto, lançamos o Ranking de Supermercados da Greenpeace, onde avaliamos as 5 maiores superfícies de Portugal relativamente à sustentabilidade da sua política de compra e venda de peixe, e verificamos que todas são cúmplices na destruição dos mares e oceanos.

O lançamento do ranking foi feito a bordo do Arctic Sunrise, um dos navios da Greenpeace, que veio a Lisboa para ajudar a divulgar a campanha de oceanos e para inspirar e mostrar aos Portugueses a história e as conquistas da organização em suas quase 4 décadas de existência.

Durante todo este ano, pessoas interessadas em ajudar e participar na campanha entraram em contacto connosco, e em Outubro oficializamos a formação do nosso primeiro grupo de voluntários, sediado em Lisboa. O grupo já nasceu extremamente activo e durante cinco Sábados os nossos voluntários foram aos supermercados de Lisboa para informar o consumidor sobre a campanha e para exigir a criação de uma política de peixe sustentável. A seguir, os voluntários participaram no Green Festival para divulgar a campanha da Greenpeace e continuar a alertar sobre os problemas dos oceanos e as soluções que devem ser implementadas.

A campanha foi também a Aveiro e ajudou a denunciar a presença, nos portos portugueses, de navios que pescam de maneira ilegal e que estão a abastecer o país com o produto da pesca pirata, extremamente destrutiva dos stocks de peixes e do meio de vida de populações costeiras em todo o mundo, que dependem da pesca para sobreviver.

Ao longo deste ano, com todas as actividades, a campanha mobilizou milhares de ciber activistas, que mostraram aos supermercados sua indignação relativamente ao descaso com que tratam o peixe, e pressionaram-nos para que façam mudanças. E mudanças é o que a campanha está a conseguir. Após meses de tentativas, sentamo-nos à mesa com a Sonae Distribuição, e empresa pior classificada em nosso ranking de supermercados, e demos início ao diálogo que estávamos a buscar, para que a empresa dê os primeiros passos rumo ao peixe sustentável.

Ainda há muito que fazer. 2009 será o ano da consolidação da campanha e de impulsionarmos todas as conquistas que foram alcançadas em 2008. No entanto, tudo isso só foi possível porque tivemos o vosso apoio. O entusiasmo, a participação nas actividades online, as mensagens de encorajamento, a predisposição para o voluntariado e a vossa força tornaram possível esta campanha.

A responsabilidade pela saúde dos oceanos é de todos nós, e somente com empenho conseguiremos provocar as tão necessárias mudanças. O futuro dos oceanos é também o futuro de todos nós.

Saudações e um abraço afectuoso,
Beatriz, Osvaldo e toda a Greenpeace.

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