domingo, 14 de setembro de 2008

Pólo Norte transforma-se numa ilha

Palavra da semana: Inexorável
Embora não seja usado, "exorável" existe. Vem do latim ex, "fora", e orare, "rezar". "Exorável" é aquilo que se pode alcançar com auxílio da prece. "Inexorável", com o prefixo de negação in, significa que a situação chegou a tal ponto que nem adianta rezar.
(Max Gehringer)


Pela primeira vez na história o Pólo Norte se tornou uma ilha no meio do oceano, informa o site de notícias ABC.es. Imagens de satélite captadas pelo Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, comprovaram o fato nunca antes visto pelo menos nos últimos 125 mil anos.
As fotografias, tiradas em 1º de setembro, mostram claramente como a calota polar ficou rodeada pelo mar sem estar interligada à plataforma continental por leste ou oeste. As passagens jamais haviam se aberto simultaneamente. A passagem do nordeste, próxima à Rússia, se desbloqueou temporariamente no verão de 2005 e a do noroeste ficou livre do gelo em todo o caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
"É um acontecimento histórico, um espiral de morte e destruição", avaliou o pesquisador Mark Serreze, do Centro Nacional de Neve e Gelo, em entrevista ao The Independent. O cientista considerou como estranho o fato de um centro alemão ter divulgado fotos de seus satélites, e não a Nasa, a agência espacial americana.
Segundo ele, algumas agências governamentais podem estar relutantes em divulgar a catástrofe por receio que surjam problemas na navegação. Serrez, que dedicou anos de sua vida para estudar a extensão do gelo no Ártico, acredita que a abertura simultânea das passagens é mais um fator alarmante do degelo que ocorre na região.
(Redação Terra)


Em poucas décadas, os ursos polares vão perder cerca de 50% da áreaque têm disponíveis para viver durante o verão no Pólo Norte,onde eles caçam e se reproduzem

Sem comentários: